Ângulo, bico e comida

O menino olhou criticamente para mim e perguntou: “qual é o uso desses ângulos?”

Quando um engenheiro entra com uma fala parecida, entendo que quer descarregar os anos de frustrações – e que quer mostrar que ele, engenheiro, e não os matemáticos sabem o que é útil ou inútil na matemática. Mas aqui na pergunta houve um desamparo do cidadão de oito anos e um pingo de uma agressividade alheia, pois a formulação não era uma invenção dele. Uma criança perguntaria “para que isso serve?”

Logo fiquei sabendo que ele precisava da resposta para escola, a sua professora colocou a pergunta e deu uma indicação: “vão procurando na Rede”.

Creio que a minha resposta o levou a um final feliz, pois nos próximos dias ele me comprimentava, até com um sorriso. Agora, com a passagem de alguns anos, provavelmente ele pensa que tinha inventado a resposta por si mesmo – ótimo. Um bom educador é aquele que desaparece no horizonte e deixa no aluno a convicção que ele (o aluno) era inteligente e capaz e inventou tudo sozinho.

Naquele momento os meus esboços eram mais feios; agora posso fazer os empréstimos na Rede. Mas a idéia era esta:

você tem três bicos e três tipos de comida. Diga qual comida deve ser conectada com qual ave ou pássaro (isto é, com qual bico). Talvez pode dizer onde o animal vive? E se tem uma idéia onde vive, quiçá possa arriscar um chute de que tipo de pernas ele tem?

Parece que o ângulo do bico diz muita coisa sobre o dono do bico. Portanto, cuidado na hora de fazer bico, ele diz muito sobre você.


A nota apareceu originalmente no meu blog polonês.