Florianópolis, 8 de julho de 2011

APELO URGENTE


Aos estudantes
  • Francisco E.S.
  • Mauricio N.O
  • Max L.M.
  • Rafael J.
  • Rafael S.
  • Victor S.
de Engenharia de controle e automação, turma 02201A.

Na quarta-feira, 13 de julho, vocês terão prova de recuperação de Geometria Analítica, MTM5245. Do seu sucesso depende muito mais que vocês imaginam pois ...

... acabo de receber o seguinte recado:


A minha vida está em suas mãos, ou talvez, em suas canetas. Por favor, esqueçam da cerveja, novela, BBB, uma pelada (falamos de futebol, naturalmente) – estudem dia e noite, mas durmam bem e longe de livros na noite de terça-feira.

Lembrem-se, estudar sempre era importante, mas esta vez é literalmente

uma questão de vida ou morte.

Mas caso a morte for inevitável, quem pronunciar o mais belo discurso sobre o tragicamente morto dr Andrzej Solecki, vítima da didática na UFSC, receberá da minha viuva a minha coleção de Mario Quintana e Paulo Leminski. E o assassino, para poder substituir o seu Mortal Kombat, ganhará dos meus filhos uma coleção de filmes de Pokémons que eles não assistem mais.

Por enquanto, quem vive, que tenha esperança. Façam o milagre e aprendam em 5 dias o que vocês não aprenderam em 16 semanas.


ATUALIZAÇÃO (14/VII/2011)

Para todos que torceram para sucesso dos estudantes: não, não houve milagre. Um dos estudantes mostrou uma melhora significativa, mas ficou com média final 5,0.

Creio que 5 estudantes que apareceram fizeram esforço na “reta final” mas… Cabeça jovem absorve dados rapidamente – mas estoca informações na nossa memória RAM, a de curta duração. E o trabalho de memorização e associação de novidades com conhecimento antigo é feito no HD, no cortex. A transferência leva tempo.

Talvez digo isso assim: numericamente, é a mesma coisa: ir escovando os dentes durante um mês, três vezes por dia – e noventa vezes num dia só. Mas os efeitos são diferentes.